Exposição Carybé ilustra Jorge Amado fica na Galeria do TMI até dia 27
O lançamento da exposição ‘100x100 - Carybé ilustra Jorge Amado’, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus, na última quinta-feira, 27, foi prestigiado por autoridades e militantes e produtores do setor cultural. A exposição é da filha de Carybé, curadora e escritora Solange Bernabó, integra a programação comemorativa de aniversário de 479 anos da cidade de Ilhéus e ficará aberta ao público até o dia 27 de julho, com entrada franca, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
A mostra é composta por ilustrações de Carybé feitas para diversas obras de Jorge Amado, como Jubiabá, O Sumiço da Santa, Gabriela, Cravo e Canela, o conto infantil O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, dentre outras. “Alguns reflexos desta parceria de vida e trabalho podem ser vistas nesta mostra, que inclui, além das belas ilustrações de Carybé para livros de Jorge, alguns desenhos inéditos e também textos”, pontua a curadora Solange Bernabó.
O lançamento da exposição contou com as presenças do prefeito Jabes Ribeiro e a primeira dama Adryana Ribeiro, o vice-prefeito e secretário de indústria e comércio, Cacá Machado, o presidente da Bahiagás Davidson Magalhães, o gerente da Bravo Caminhões, um dos patrocinadores do evento, Hildrete Barreto, o artista plástico Goca Moreno, os secretários municipais de cultura, Paulo Atto, de Educação, Malu Rocha, de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, de Planejamento, Joaquim Bastos, o chefe de Gabinete, Victor da Veiga, o presidente do Convention Bureau, Luigi Massa, entre outros.
Palestra – Antes do lançamento da exposição, Solange Bernabó proferiu a palestra ‘Carybé e Jorge, uma amizade centenária’, na Academia de Letras de Ilhéus. Solange escolheu Ilhéus para proferir pela primeira vez a palestra que conta a relação de amizade dos artistas Carybé e Jorge Amado. “É uma palestra que fala da intimidade e cumplicidade dos dois, descrevendo desde o dia em que eles se conheceram, em 1938, até a morte.”